a bruxa está solta

10.5.09

de modo que ando com uma dor de ouvido e de cabeça persistente há coisa de duas ou três semanas. quando era só a cabeça, achei que finalmente ia realizar meu sonho de usar óculos - até a última ida ao oftalmologista, uns dois anos atrás, desgraçadamente fui elogiada pela minha capacidade de ver com perfeição. mas quando o ouvido se reuniu à testa e à nuca, descartei a possível cegueira e aguentei bravamente por três dias. na quarta noite em claro - por que dente e ouvido dóem mais à noite? respostas nesse guichê -, decidi que agora chega e que ia finalmente ao médico, coisa que protelei por dois motivos: meu plano de saúde da firma é da ulbra (auto-explicativo) e não tenho outro, de forma que teria que pagar para descobrir o que me afligia. 

eis que 90 reais depois - pagamento adiantado, faz favor, moça - entrei no consultório do médico, que perguntou qual o problema, descrevi a dor de ouvido, sentei na cadeirinha do doutor de bigode e ele jogou água oxigenada no ouvido para aspirar. 

aqui cabe uma pausa. sou meio surda, daquelas que respondem "ahã" se o interlocutor pergunta se eu prefiro azul ou vermelho. portanto, adoro quando me aspiram os ouvidos, porque um novo mundo de sons se descortina, ou ainda, se destampa pra mim. só que é um constrangimento, porque cera de ouvido é um troço nojento e se equivale a - desculpem a palavra - ranho no meu entender. então, não tem como não ficar com vergonha quando o médico fica cavoucando dentro da orelha da gente e tirando meleca. fim da pausa. 

depois de ferver a água oxigenada dentro do meu ouvido, o bigodudo enfiou a mangueirinha lá dentro e começou o slurp. para meu embaraço supremo, ele resolve me MOSTRAR a obra que saiu de dentro do ouvido, que ele carinhosamente chamou de "rolha". fez o mesmo processo no outro ouvido que não dói e me disse para não usar cotonete, etc etc. 

porém, ai, porém não tinha nenhum problema no meu dolorido, e agora limpo, ouvido. nada de infeccção, machucados ou objetos - um dia soube de uma mulher que tinha um grão de ervilha no ouvido desde criancinha, quando mergulhava na tulha, e só veio a saber e extrair na idade adulta. 

e o ouvido seguia doendo. após um longo questionário e de segurar meu maxilar com as duas mãos, veio o diagnóstico: mordida cruzada e bruxismo. o ranger de dentes durante a noite acabou por gostosamente afetar cabeça e ouvido. saí de lá com a dica de tomar paracetamol e abafar o ouvido com uma toalhinha aquecida. isso é que se chama de colocar panos quentes na dor. 
pois agora, neste momento, sigo com dor de ouvido e cabeça, 90 reais mais pobre e tomando neosaldina. mas marquei dentista para amanhã, sem falta. 

4 comentários:

Miu disse...

pois é... vira e mexe e a medicina continua a mesma da época da minha vó. Ela mandaria eu colocar um paninho quente na orelha... odeio médicos. e taxistas.

Rafa disse...

senti nojinho desse post, mas morri um pouquinho tb! bjs

Anônimo disse...

Pelo menos tu não perdeu 100 reais e AINDA mostrou a BUNDA inutilmente pro médico.

Bjs

clarissa disse...

não adianta ser ANONIMÔ, sei quem você é, hahahha