expressões clássicas da escatologia

28.4.07

por anos, nenhum sentido na expressão 'queimar a bota'. até o ano passado.

'o que eu vou fazer com esta bota vermelha?', pensei eu, no inverno dois mil e seis. essas idas a novo hamburgo para comprar sapatos de ponta de estoque tem destas coisas, um bico fino amarelo-gema ou um salto alto de bolinhas se tornam compras excelentes (comprei os dois, juro).

a bota vermelha foi assim, e ficou guardada por um ano. um dia, minha superfashion amiga pauletti usava uma botinha marrom manchada, coisa mais bacana. e era customizada. 'minha amiga me ensinou, a gente rega com azeite e coloca no forno, fica assim'.

pô, sensacional. tenho azeite, tenho forno, tenho uma bota inútil que poderia ficar bonita manchada. minha mãe, incrédula, 'tem certeza? no forno?' não dei ouvidos, reguei a bota que nem um bacalhau, acendi o forno - bem baixinho -, enfiei a bota numa fôrma.

acho que cabe registrar aqui que não sou uma exímia cozinheira, por impaciência. acabo comendo arroz meio cru, massa al dente demais, molho ralo. mas desta vez, não. desta vez, a bota ia ficar perfeita, vou deixá-la um bom tempo no forno. (não posso acreditar que pensei nisso realmente)

dez minutos depois, vi o verdadeiro significado da expressão queimando a bota. ela derreteu, couro, salto, tudo grudou na forma, uma beleza.

mas o pior foi o cheiro. e aí tudo passou a fazer sentido.

10 comentários:

Anônimo disse...

e eu me lembro de ter te avisado que era pra deixar alguns segundos, quem sabe 1 minuto... mas vá lá, ninguém na história havia queimado a bota desse jeito "original" antes. lançaste moda isso sim! bj maria paulettttsss

Anônimo disse...

é verdade, faltou dizer que a maria ensinou direitinho, eu que sou uma toupeira, hehehe
clarissa

the writer disse...

qual a temperatura correta??

Unknown disse...

hahhhahahahahahhaha
passei mal.

Anônimo disse...

aquece o forno como se fosse colocar nuggets. deve ser 180 graus, por aí, por uns 3 minutos. aí tu coloca as mãos dentro das botas (como se fosse vesti-las), abre a porta do forno e coloca as botas pra dentro, vai mudando de posição, mexendo os pulsos... uns 40, 50 segundos, tira e desliga. é só dar uma aquecida. crianças e clá, não façam isso sem a ajuda de um adulto.
maria

Lella disse...

depois da explicação da maria, percebe-se que a cla entendeu direitinho o passo-a-passo da "receita". hahahahaha.

chorei.

Anônimo disse...

maria, o que deve ser feito com a cara (rostinho) no momento do aquecimento da bota? Liz

maria paula letti disse...

liz, eu que sou bem comprida, estiquei bem os braços e afastei meu rosto exatamente como quando retiro uma pizza do forno. mas se tu for bem pequena, sugiro colocar uma máscara de solda. ;p

Anônimo disse...

isso não pode ser verdade.
você faltou o primeiro dia de aula no jardim? eles distribuem cérebros. se tu foi só no segundo dia, pegou um saldo de estoque...

Anônimo disse...

rei leônidas, eu não fiz jardim. mas sei cortar retinho na linha com a tesourinha sem ponta.