o jornal vai acabar

28.2.09

meus amigos estão discutindo à exaustão - e põe exaustão nisso - o fim do jornal, do jornalista, do jornalismo em nossa lista de e-mails. as previsões dos mais catastróficos dão conta de que o jornal impresso está com os dias (eu disse dias? segundos!) contados e que é melhor eu já ir esvaziando minha gaveta.

para garantir a sobrevivência do jornal impresso - e meu emprego - por mais algum tempo, quero lembrar aqui de algumas funções nas quais ele definitivamente não tem como ser substituído. espero estar dando a minha contribuição. obrigada, brasil.

1. Embrulhar peixe

confesso que não compro muito peixe. mas acho que até hoje, no mercado público, ainda se embala peixe com jornal, né? e aí também dá pra incluir a meia-dúzia de ovos nos mercadinhos de bairro e nas feiras.




2. Fazer fogo na churrasqeira

admitam, leitores - gaúchos -, não há possibilidade de substituir a churrasqueira tradicional pelo equipamento a gás. e tem coisa mais prática que fazer fogo do churrasco de domingo com os classificados?







3. Fazer banheiro de cachorro


não passei seis meses ensinando a preta, minha labradora, a fazer xixi e cocô no jornal pra agora nego querer acabar com ele. e duvido que ela consiga fazer as necessidades em cima do blog do ricardo noblat, ou do políbio (hmmm).



4. Ler no banheiro

por último, mas não menos importante. não dá pra trazer o vaso até o pc. não considero conveniente levar o note ou o celular pro banheiro. a umidade, um movimento mais desastrado, e adeus. livro é grande, não combina. e por mais que a tecnologia evolua, creiam: nós não vamos parar de cagar. e, consequentemente, de ler no banheiro. e nada melhor que jornal.

confete

24.2.09

fui olhar num site o preço do meu atual perfume que acabou de acabar e ó a resenha dele:

CKin2U Woman é espontânea e sedutora, foi exclusivamente desenvolvido para capturar uma geração disposta a assumir riscos. Uma geração de mulheres que vive o momento. Uma geração sedutora e jovem.

ui. muita responsabilidade esse perfume.

25 coisas sobre mim - especial mãos

22.2.09

respondi este meme no facebook e como sei que talvez alguns de meus milhões de leitores não estejam lá, vou publicar aqui. afinal, quais são as chances de as pessoas não largarem TUDO o que estão fazendo no carnaval pra saberem 25 coisas sobre as minhas MÃOS?


* Rules: Once you've been tagged, you are supposed to write a note with 25 random things, facts, habits, or goals about you. At the end, choose 25 people to be tagged. You have to tag the person who tagged you. If I tagged you, it's because I want to know more about you.

1 - a porção superior dos meus dedos minguinhos são tortos, deitados sobre os anelares. acho embaraçoso e a parte mais feia da minha mão.
2 - minhas mãos são grandes para uma mulher. são maiores que as das minhas amigas e do tamanho das mãos dos meus amigos. só a minha personal trainer tem a mão maior que a minha.

3 - a poucos meses de completar 30 anos, não consigo deixar de roer os cantos dos dedos, especialmente dos polegares e dos anelares. não vou conseguir deixar esse hábito. é melhor que fumar.

4 - gosto de cortar as peles que ficam mais durinhas com alicate de cutícula e colocá-las sobre uma superfície escura. quando já cortei bastante - sem me ferir -, olho o resultado, junto tudo e coloco no lixo (que susto, hein? acharam que eu colocava na sopa?)

5 - tenho os dedos relativamente finos e compridos, mãos de pianista, como dizem. o que gera comentários de "com a mão tão bonita, por que roer os cantos"?

6 - tenho os cabelos claros, os olhos verdes, meu pai tem cabelos pretos, é bem moreno, em suma, não temos nada de parecido. com exceção da mão. nossas mãos são iguaizinhas.

7 - as unhas do minguinho, do anelar e do pai-de-todos me nascem quadradas; as do fura-bolo e do dedão, redondas.

8 - tenho uma cicatriz em forma de U invertido no fura-bolo da mão esquerda. um colega meu cortou um pedaço do meu dedo com a minha tesoura na oitava série. fui para o HPS, de ônibus, tomar pontos. a assistente social do hospital demorou a acreditar que não tivesse sido uma briga e sim uma brincadeira muito, muito infeliz. ele estava só tentando cortar a sola do meu tênis reebok, que já era cheio de fita tape.

9 - sou incapaz de fazer minhas próprias unhas. fica com jeito de pintada por uma criança.

10 - quando alguém faz minhas unhas, eu sinto um sono mortal.

11 - como o egs, acho que pegar na mão é muito íntimo.

12 - tenho a mania de estalar os dedos. e não, não engrossa as juntas.

13 - não gosto de usar anéis. acho muito desconfortáveis, apesar de bonitos.

14 - meus dedos incham no calor. pareço uma tia velha, o que explica o item 13, provavelmente.

15 - ainda dentro dos problemas de circulação, costumo acordar com as mãos completamente dormentes.

16 - meu pai gostava de abrir bem a mão e dar a palma bem esticada para eu tentar morder no centro, quando eu era uma garotinha. e eu nunca conseguia. aliás, não consigo até hoje, quando eventualmente eu o obrigo a fazer o teste de novo.

17 - as pontas das minhas unhas são tão brancas que tenho uma francesinha eterna.

18 - frequentemente corto os dedos com páginas de livros. dói pacas.

19 - minha letra é linda. lamento muito que se escreva tão pouco à mão...

20 - ...mas eu aperto demais a caneta e fico com sulcos na palma da mão se escrevo demais.

21 - se eu dobrar um dedo - preferencialmente o anelar - na primeira junta e forçá-lo pra trás, ele fica molinho, parece morto. isso é difícil de explicar por escrito, um dia eu mostro.

22 - não tenho muita elasticidade nas mãos. consigo apenas encostar o dedão no braço. no mesmo braço, é claro.

23 - nunca estive com uma cigana.

24 - queria ser ambidestra, mas nunca fiz nenhum esforço neste sentido.

25 - fiz datilografia no colégio. mas só digito com quatro dedos.

2 coisas que descobri e achei importante dividir

18.2.09

1. em uma entrevista à rolling stone de fevereiro, o cantor ritchie solucionou um dos mistérios da humanidade - de que cor é o abajur cor de carne? (se tu não sabe do que se trata, o que é improvável, eis a letra)

para aqueles que o imaginavam vermelho, sangrento, rá, ledo engano: ele é cor-de-rosa, como sempre achei que fosse. um rosado cor da pele. não há fotos, mas imagino ainda que seja no mesmo tom do lápis de cor rosa claro da faber-castell que vinha nas caixas de 36 cores que eu ganhava todo ano pra levar pro colégio. não achei o lápis pra ilustrar, mas, a título de comparação, é da cor da bochecha por dentro, ou ainda das gengivas saudáveis. ritchie ainda conta que ele (o abajur, não o ritchie) tinha listrinhas que pareciam veias, mas isso eu nunca pensei.

2. faz VINTE anos que começaram os anos 90, e não DEZ como eu pensava - ou preferia pensar. e já faz 15 anos que um guri que eu ficava me perguntou por que eu não usava bermuda de cotton em vez de calça de moleton cortada. e eu achando que tava agradando sendo grunge, tsc, tsc. de lá pra cá, pouca coisa mudou. continuo não entendendo nada de homem.

não vá pensando que eu sou seu

17.2.09

enquanto isso, no melhor aos 30?

já estou conformada em não perceber mais quantos anos as pessoas têm. entre 20 e 40 anos, pode-se ter qualquer idade, loiras de longos cabelos e pose de gatinha estão beirando os quarenta, meninos mais ... Leia mais lá

porque me ufano

5.2.09

o jornal tem de ser entendido pela dona Maria. ou, como diria o Bonner, pelo Homer Simpson. até aí, aceitável. um leitor ou telespectador não pode ser privado de entender o que está lendo/vendo/ouvindo. o que me preocupa é que o vocabulário da dona Maria e do Homer está cada vez menor e não gostaria de ser uma das responsáveis por isso.

a gente aprende português e novas palavras e termos só de um jeito: lendo. e se o veículo de comunicação não trouxer essas palavras, onde o Homer e a dona Maria vão aprendê-las? nos livros? não me faça rir.

é importante que essa gente leia e não entenda uma palavra ou duas. e vá no dicionário ou vá perguntar pra alguém o que elas significam.

por isso, é entusiasmante o projeto da Oxford University Press. no estilo "não deixe o samba morrer", a universidade lançou o site Save the Words, com o propósito de, adivinhem, salvar palavras do inglês que estão desaparecendo e sequer constam do corretor do Word. lá se acham termos como long play, famigerated, gleimous (não sabe o que é? vai no dicionário, chê). ali, o cidadão se cadastrada e adota uma palavra em desuso, prometendo reativá-la e usá-la o máximo possível em conversas, textos etc.

como não achei um irmão lusófono da iniciativa, lanço aqui a campanha adote uma palavra em português. a minha será obliterar. e a tua?

*a propósito: deveria existir uma lei que impedisse perguntar a um brasileiro "qual a palavra mais bonita da língua portuguesa", porque seria a melhor forma de evitar a resposta mais clichê da língua portuguesa: "saudade, que só existe em português".

se eu quiser falar com deus...

4.2.09

... tenho que preencher um formulário. e regojizai-vos que Ele não pede CPF.

juro que pensei que já tinha visto de tudo na internê.

Update ou DE COMO TESTEI DEUS

a pedido da lari, mandei um pedido pra Ele via site para testar Sua equipe de atendimento ao consumidor. reclamei que andava com algumas pendências financeiras e que 'isso me tira o sono'. o envio foi simples e veloz.

em menos de duas horas, recebi por e-mail a resposta do meu pedido, o que prova que é possível oferecer um atendimento de qualidade ao cliente, não importa o porte da empresa. afinal, nem a vivo tem tantos clientes quanto Deus.

o mail do remetente, contato@deusvirtual.com.br, não deixou dúvidas, tampouco o subject: deusvirtual. divido com vocês a resposta positiva, leve e até divertida de Deus (ou de Sua equipe). observem como Ele pega o mote de 'me tira o sono' da minha mensagem para criar uma resposta personalizada.

só digo uma coisa para vocês: Deus matou a pau em seu serviço online.

2009/2/4
Não deveria.
Deveria tirar o sono de quem você deve.
Brincadeiras a parte procure conversar com seus credores, sempre que você da o primeiro passo eles permanecem mais tranquilos percebendo sua boa fé.

Pois se não pretendesse pagar estaria dormindo como um anjo.

Negocie descontos e passe a viver uma vida mais simples, abra mão de cerveja e do carro se não usa-lo para trabalhar ! Os juros para comprar um novo estão a 0% então vale a pena vende-lo para quitar dividas com juros altos !

Sucesso

Durma bem !