a esperança venceu o medo. nos eua.

20.1.09

não sei por qual motivo não achei em nenhum lugar - posso não ter procurado direito, quero um desconto - uma referência ao fato de, para os brasileiros, a vibe da posse de hoje não ser nenhuma novidade. todos já vimos este filme em 2002, quando o nosso sassá mutema tomou posse, não debaixo de um frio de 6 graus negativos e sim de um calorão furioso, mas sob a mesma égide de salvador da pátria.

era a mesma sensação de "agora vai", de novidade, de como esse povo conseguiu colocar um cara como esse lá em cima, seja ele um barbudo torneiro mecânico, seja ele um negão mezzo africano mezzo americano. se um tinha que salvar o brasil, o outro tem uma responsabilidade um pouco maior: tem de salvar o mundo.

nos dois casos, a posse no meio de um caos: o primeiro, mais leve. uma crise interna, de confiança, causada por incrível que pareça por ele mesmo, ou ainda, pelo temor que se tinha dele. o outro, caos lançado pelo antecessor, uma crise planetária.

mas o que achei mais bizarro foi que os dois, no discurso de posse, falaram que a esperança venceu o medo. será que rolou um reginismo duarte por lá na campanha?

eu tenho medo!

0 comentários: